PL 6256/2019
Resumo simplificado
A proposta de lei PL 6256/2019, apresentada pela deputada Erika Kokay, tem como objetivo criar a Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública. Isso significa que todos os órgãos e entidades do governo, em todas as esferas (federal, estadual e municipal), devem adotar uma forma de comunicação mais clara e acessível para todos os cidadãos. Com essa nova política, o governo pretende garantir que as informações sejam fáceis de entender. O objetivo é que as pessoas consigam localizar, compreender e utilizar as informações do governo sem precisar de ajuda de intermediários. Além disso, a ideia é reduzir custos administrativos e facilitar a participação da população na gestão pública. Para colocar isso em prática, a proposta sugere que o governo utilize uma linguagem que evite jargões e termos técnicos complicados, além de ser respeitosa e inclusiva. A lei também prevê que documentos e comunicações sejam feitos de forma que todos possam entender, contribuindo para a transparência e o acesso à informação pública. Se aprovada, essa medida pode tornar a relação entre os cidadãos e o governo mais direta e eficiente, ajudando a promover uma administração pública mais transparente e acessível para todos.
Ementa Oficial
Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. NOVA EMENTA: Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os entes federativos.
Informações
Autor
Categorias
Temas
Código
2231632
Link oficial
Detalhes da proposição
Texto oficial
Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. NOVA EMENTA: Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os entes federativos.
Data da proposição
05/12/2023
Tipo
Projeto de Lei
Autor
Link oficial
Categoria
Temas
Estatísticas
2 votaçõeshá 1 ano
Última votação
05/12/20232
Total de votações
Votações
DTQ 1 - PL - EMENDA DE PLENÁRIO Nº 1
Criar a Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública. Essa política obriga o governo a usar uma comunicação mais clara e acessível para todos. O objetivo é facilitar o entendimento das informações e documentos, tornando a relação entre cidadãos e governo mais direta e eficiente.
Aprovada a Emenda de Plenário n° 1. Sim: 257; não: 144; abstenção: 2; total: 403.
SUBEMENDA SUBSTITUTIVA
Criar a Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública. Isso significa que o governo deve usar uma comunicação mais clara e acessível para todos os cidadãos. O objetivo é facilitar o entendimento das informações e reduzir custos administrativos. A proposta busca tornar a relação entre a população e o governo mais direta e transparente.
Aprovada a Subemenda Substitutiva Global ao Projeto de Lei nº 6.256, de 2019, adotada pelo Relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ressalvados os destaques. Sim: 240; não: 180; total: 420.