PLP 177/2023
Resumo simplificado
A proposição legislativa PLP 177/2023 busca alterar a Lei Complementar nº 78, de 1993, que define como é determinado o número de Deputados Federais que cada estado e o Distrito Federal têm direito a ter na Câmara dos Deputados. A ideia principal da proposta é garantir que o número de deputados seja proporcional à população de cada região, com um mínimo de 513 representantes. A contagem da população seria feita com base em um recenseamento realizado a cada dois anos, durante o segundo ano de cada legislatura. Além disso, a proposta estabelece que nenhum estado pode perder a representação que já conquistou nas eleições anteriores, mesmo que a população diminua. Para garantir a precisão dos dados sobre a população, a coleta de informações seria feita de forma digital e domiciliar, com a possibilidade de auditoria pelo Tribunal de Contas da União. Os partidos políticos também teriam o direito de contestar os resultados dessa contagem, caso considerem que houve erros. Essa mudança pode ter um impacto significativo na representação política dos cidadãos, uma vez que a quantidade de deputados que cada estado possui influência diretamente nas decisões e legislações que afetam a vida das pessoas. A proposta está atualmente aguardando apreciação no Senado Federal.
Ementa Oficial
Altera a redação da Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993.
Informações
Autor
Categorias
Temas
Código
2383019
Link oficial
Detalhes da proposição
Texto oficial
Altera a redação da Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993.
Data da proposição
06/05/2025
Tipo
Projeto de Lei Complementar
Autor
Link oficial
Categoria
Temas
Estatísticas
3 votaçõeshá 1 semana
Última votação
06/05/20253
Total de votações
Votações
SUBSTITUTIVO OFERECIDO PELO RELATOR
Alterar a forma como se determina o número de Deputados Federais por estado, garantindo que seja proporcional à população. As contagens populacionais serão feitas a cada dois anos e em formato digital, com possibilidade de auditoria. Nenhum estado pode perder representação já conquistada, mesmo que sua população diminua. Essa mudança pode afetar a representação política e as decisões que impactam a vida das pessoas.
Aprovado o Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 177, de 2023, adotado pelo relator da Comissão de Finanças e Tributação. Sim: 270; Não: 207; Abstenção: 1; Total: 478.
REQUERIMENTO DE ENC. DE DISCUSSÃO E ENCAMINHAMENTO
Aprovar o requerimento que permite a discussão e encaminhamento do projeto de lei PLP 177/2023. O projeto busca garantir que o número de Deputados Federais por estado seja proporcional à população, com um mínimo de 513 representantes. A contagem da população será feita a cada dois anos, e os estados não podem perder deputados já conquistados, mesmo que a população diminua.
Aprovado o Requerimento. Sim: 298; Não: 154; Total: 452.
REQUERIMENTO DE ADIAMENTO DA DISCUSSÃO
Rejeitar o pedido para adiar a discussão sobre a proposta que muda como é definido o número de Deputados Federais por estado. A proposta busca garantir que a quantidade de deputados seja proporcional à população de cada região, com um mínimo de 513 representantes. Também estabelece que nenhum estado pode perder deputados mesmo que sua população diminua. A contagem da população será feita a cada dois anos com auditoria do Tribunal de Contas da União.
Rejeitado o Requerimento. Sim: 156; Não: 288; Abstenção: 2; Total: 446.